quinta-feira, 18 de julho de 2013

Atividade 1


OFICINAS TECNOLÓGICAS

Professor Pedro Andrade

Cursista: Susana Stadniki Morato Pedreira

Turma: A

 FICHAMENTO 1

 

VIEIRA, Alexandre Thomaz. Funções e papéis da tecnologia. Gestão Escolar e Tecnologias: Formação de gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. São Paulo. PUC – SP, 2004.

 

Resumo:

O presente texto aborda aspectos das funções e papéis dos gestores quanto à questão da implementação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar. Inicialmente o autor esclarece o que vem a ser um dado, uma informação e o conhecimento, depois cita os cuidados que devem ser observados pelo gestor antes da efetivação do uso das TIC. Em seguida, o autor mostra aspectos relevantes para proporcionar ambientes colaborativos e de trocas de experiências e por fim descreve o papel do gestor na aplicação de projetos de aplicação de TIC dentro do projeto político pedagógico.

Citações do texto:

“O conhecimento tem caráter humano e é mais amplo, mais profundo e bem mais rico do que os dados e as informações. Quando nos referimos a indivíduos, podemos falar que são esclarecidos, informados e que têm conhecimentos sobre um determinado assunto, o mesmo não se pode dizer de manuais e livros. Esses últimos podem estar repletos de informações, mas não de conhecimentos, ou seja, para produzir conhecimento é necessário que haja mente (s) que trabalhe (m)” (VIEIRA, 2004, p. 03).

“(...) para serem gerados novos conhecimentos faz-se necessário realizar ações sobre as informações disponíveis em um dado momento e contexto. As ações criadoras de conhecimento (...) são realizadas por seres humanos, individualmente e nas interações que eles estabelecem com os demais. (VIEIRA, 2004, p.04)

“(...) há necessidade de o gestor planejar a existência de momentos de troca de experiências entre professores e funcionários. A implementação de um sistema de organização e disseminação de informações na escola torna-se bem mais fácil quando a cooperação já faz parte da cultura escolar” (VIEIRA, 2004, p.06).

Comentários:

De acordo Vieira (2004), são inegáveis os benefícios que o uso da tecnologia pode trazer para o trabalho pedagógico no âmbito escolar. Porém para que este trabalho de fato se efetive, faz-se necessário que o professor tenha conhecimentos e domine os conceitos e as práticas relacionadas à tecnologia. E, é fundamental que o diretor e sua equipe de coordenadores saibam como aplicar bem toda essa tecnologia.

No entanto, é necessário definir o que venha a ser um dado, uma informação e um conhecimento.

Para Vieira (2004), conhecimento não é dado e nem informação. Os dados são conjunto de fatos distintos e objetivos que se relacionam a eventos. Já a informação, pode-se apresentar na forma de documento ou de uma comunicação (audível ou visível) e é uma mensagem que normalmente apresenta um receptor e um emissor.

Segundo Vieira (2004) para que o dado torne-se uma informação, devem-se observar as formas de como e isto ocorre através da contextualização, da categorização, do cálculo, da correção e da condensação.

O conhecimento é uma característica humana, e se apresenta de uma forma mais ampla, profunda e mais rica que os dados e as informações. Ou seja, através de uma mente pode-se incorporar experiências, valores, informações pertinentes, etc., para que o conhecimento possa proporcionar uma estrutura capaz de interferira nas informações e dados.

Um esquema didático:

Dados Informações Conhecimento

Transformar as informações em conhecimentos é uma tarefa que somente os seres humanos são capazes de fazer e, para que essa transformação ocorra deve existir a comparação, as conseqüências, as conexões e a conversação.

Estas ações citadas acima geram novos conhecimentos em determinados momentos e contextos, de forma individual ou coletivamente.

O texto de Vieira (2004) apresenta alternativa para a obtenção de conhecimento no âmbito escolar, o estudo e a análise das rotinas. E, se é pretensão criar um ambiente que favorece o uso da tecnologia nas escolas faz-se necessário criar condições para que o conhecimento seja acessado, por meio das relações diretas (virtuais ou não). Porém a implementação desse ambiente tecnológico deve ser realizado com cautela antes de se decidir realizar projetos com esta natureza. Dentre os cuidados citados pelo autor estão:

· a organização das informações mais importantes;

· iniciar com um projeto-piloto e depois agregar novas demandas;

· trabalhar em múltiplas frentes simultaneamente (tecnologias, organização, cultura);

· não adiar a implementação dos estudos relativos a aspectos problemáticos e

· conquistar, os envolvimentos de todos dentro da organização.

No sentido de favorecer ambientes de trocas de experiências, o gestor deve-se preocupar em proporcionar momentos colaborativos e cooperativos. Nesse caso, deve levar em consideração os seguintes aspectos:

· pensar na organização como sistema

· concentra-se em questões que promovam o desenvolvimento pessoal;

· observar a cultura organizacional que já existe e

· criar estruturas menos hierárquicas e mais auto-organizadoras.

Vieira (2004) cita alguns pontos que são relevantes para a implementação eficaz das tecnologias na escola que ele chama de ingredientes-chaves que são a criação do contexto para a TI, desenho de sistemas de TI e instalação do sistema de TI que será utilizado.

Vieira (2004) descreve sobre a importância dos gestores na implementação de novas tecnologias principalmente no que se refere ao estudo e planejamento e organização das ações, além de mostra-se favorável para com o mesmo com clareza e coesão dos objetivos pretendidos por ele.

Questionamentos:

Para que o uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC) seja aplicado e efetivados no dia a dia da escola é fundamental que o gestor faça inicialmente um estudo reflexivo sobre como a inserção destas tecnologias podem melhorar os aspectos relacionados a todos os segmentos sejam de cunho administrativo, pedagógico, pessoal, que atenda a comunidade, aos materiais consumíveis, da manutenção e instalações, dos recursos didáticos, etc.

E, a partir daí, pensar em operacionalizar o sistema no que se refere à coleta dos dados pertinentes e relevantes, de quem irá computá-los, de como ter acesso as pessoas que serão responsáveis pela coleta, como tornar acessível para as demais pessoas e quais as maneiras de torná-los seguros ou de que forma controlar o acesso dos usuários às informações.

Depois de realizado todo esse levantamento deve-se começar a pensar em quais são as tecnologias, ferramentas e recursos disponíveis para a implementação do projeto e como estruturar tudo de maneira que o alcance os objetivos pretendidos com o projeto e como ele será inserido dentro da proposta pedagógica da escola.

Enfim, são muitos pontos que merecem atenção e dedicação do gestor quando for propor a implantação das TIC no âmbito escolar.

 

           

 

 

 

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