Proposta

Proposta de Integração das TIC à Gestão Escolar
 
Curso de Especialização em Gestão Escolar
Universidade de Brasília – UnB
Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares – CEAM
Disciplina: Oficinas Tecnológicas
Professor: Pedro Andrade
Título da Proposta: Criação do Blog da Escola Parque 303/304 Norte
Autora: Susana Stadniki Morato Pedreira
2013
Introdução
        Segundo Silva (2012), Anísio Spíndola Teixeira criou, em 1950, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, mais conhecido como Escola Parque da Bahia, em Salvador (BA). Este centro atendia a população dos bairros Liberdade, Caixa d’água, Pero Vaz e Pau Miúdo e era constituído de quatro Escolas Classe e uma Escola Parque. Baseado neste modelo do Centro Educacional Carneiro Ribeiro de Salvador, que resgata a idéia de uma educação integral, foi organizado o Sistema Escolar de Brasília.
De acordo com o Projeto Político Pedagógico da Escola Parque 303/304 Norte (2010), no dia 21 de abril de 1977 inaugurou-se esta escola. O documento cita ainda que o objetivo das escolas parques criados em Brasília era o de “complementar o ensino curricular das escolas classe, considerando a evolução natural do ensino da Arte e da Educação Física e as prerrogativas da Proposta Educacional em vigor”.
E ainda descreve, neste referido documento, que a Escola Parque 303/304 Norte adota no seu contexto uma proposta curricular voltada para a formação da cidadania, propiciando o desenvolvimento de competências e habilidades por meio do ensino da Arte e Educação Física. Essas áreas de conhecimento têm como eixo metodológico à ênfase nas aprendizagens significativas de forma integrada com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S).
No entanto, a educação pública brasileira de um modo geral e, em especial, a Escola Parque 303/304 Norte não acompanhou os avanços tecnológicos dos últimos tempos, seja pelo alto custo de investimentos e manutenção de equipamentos, pela burocracia ou por falta de interesse, criando uma defasagem enorme no que se refere à integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como aliadas no processo educativo.
Pensando em amenizar este atraso, no sentido de contribuir com as práticas educativas, e para minimizar a falta de comunicação entre a escola e a comunidade escolar em geral, o presente projeto piloto de implementação das TIC pretende criar um blog próprio para a Escola Parque 303/304 Norte, a fim de ser o início para do desenvolvimento de um processo de reflexão, redirecionamento das ações e causar uma evolução na inserção das TIC no ambiente da referida escola.
Segundo Cysneiros (2006), a Internet está se tornando a ferramenta mais importante de comunicação das instituições com as pessoas a elas relacionadas.
Para Cysneiros (2006), uma página web é considerada como mais uma tecnologia educacional, um objeto integrado com a escola, condicionado por concepções de ensinar e aprender.
Justificativa
Normalmente a comunidade escolar da escola parque participa somente nos eventos festivos. No que diz respeito a outros tipos de reunião (pais e mestres ou do Conselho Escolar) a participação da comunidade é muito baixa, faltando assim, a valorização necessária por parte da mesma.
         Diante da constatação que a comunicação e divulgação das ações e dos projetos pedagógicos que são realizados na Escola Parque da 303/304 Norte, é deficiente e muitas vezes ineficaz e, pensando em melhorias nesta comunicação, a criação de um blog próprio da escola poderá ser utilizada como um recurso útil para a realização deste propósito.
De acordo com a pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)[1], a população com acesso à Internet e celular por Estado em 2011 é de 46,5% da população. E, no Distrito Federal e em São Paulo foram registrados os maiores índices do país com 54,6 a 71,1% da população.
Portanto, este recurso de comunicação entre escola/estudante/família/comunidade, pode ser utilizado como um recurso de fácil e acessível alcance com vistas na melhoria da comunicação.
            Para Marinho (2007), blog é um recurso de publicação virtual, sendo um instrumento útil e versátil de rápida difusão de informações via Internet.
Para o autor, devido ao fato do blog ter a tecnologia empregada na sua criação e publicação ser bem simples, qualquer pessoa que possua um pequeno domínio de uso do computador pode criar e manter um blog. Basta ter um acesso à Internet, ser cadastrado em algum dos serviços disponíveis e ter um conteúdo para alimentá-lo. A criação de um blog pode ser feita sem custos e sem que a pessoa tenha domínio na linguagem de programação HTML.
Os blogs são um meio para que pessoas se comuniquem com outras, tendo como base ou ponto de convergência seus interesses ou a simples curiosidade. Eles são, hoje, parte de uma crescente conjunção de ferramentas de comunicação pessoal e de informação. (MARTINHO, 2007)
 
            Sobre a utilização de blog Araujo afirma que,
na educação pode contribuir para a formação de novos ambientes virtuais de aprendizagem, estimulando processos colaborativos de construção de conhecimento, possibilitando o processo de autoria e de autonomia entre alunos e professores (ARAÚJO, 2009, p.16).
 
                Diante disto, é de relevância significativa que toda a comunidade escolar seja despertada para a introdução das TIC como aliada no processo educativo em um ambiente propício ao diálogo, de interação e construção do conhecimento.
                No entanto, já houve duas tentativas de criação do blog próprio da escola por iniciativa própria de dois professores diferentes e infelizmente nenhum deles encontra-se ativo no momento, por diversos motivos. Para evitar que novamente este fato ocorra, a proposta de criação do blog entrará em pauta na próxima reunião para definição do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a sua criação e manutenção ficará a cargo da equipe gestora e demais professores interessados. 
Objetivos
         O projeto de criação do blog da escola parque pretende atingir os seguintes objetivos:
·         Envolver e aumentar a interação da comunidade escolar nas ações pedagógicas e administrativas;
·         Ampliar a comunicação entre todos os segmentos;
·         Divulgar informações sobre diversos assuntos pertinentes;
·         Apresentar os conteúdos apresentados em sala de aula;
·         Tornar público os projetos educativos desenvolvidos na escola;
·         Indicar sites para consulta ou para a realização de atividades pedagógicas adicionais;
·         Sugerir softwares, vídeos, imagens, jogos e demais ações que contribuam para o desenvolvimento dos projetos e/ou conteúdos ministrados nas aulas;
·         Compartilhar pensamentos, textos e visões de mundo;
·         Propagar os trabalhos e projetos dos alunos e professores para todos os setores;
·         Informar as ações comunitárias, esportivas e/ou culturais.
Proposições
         A Escola Parque 303/304 Norte está situada na EQN 303/304 Norte, Área Especial – Asa Norte, Brasília (DF) CEP: 70735-400 e é uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal que oferece atividades pedagógicas nas disciplinas: artes visuais, artes cênicas, música e educação física. As escolas tributárias atendidas pela Escola Parque da 303/304 Norte, no ano de 2013, são: Escolas Classes 106, 302, 304, 306, 403, 405 e 708 Norte, EC do Varjão e EC da Granja do Torto.
            A escola atende nos dois turnos aproximadamente três mil e duzentos (3.200) alunos entre meninos e meninas na faixa etária situada entre 6 a 14 anos, que compreende desde o 1° até o 7°ano, do Ensino Fundamental, além de alunos portadores de necessidades educativas especiais e alunos inseridos em classes especiais. O funcionamento da escola é bom já que os alunos freqüentam a Escola Parque em dias separados de acordo com a idade/série.
Apesar de estar situada em uma área considerada de classe média alta e da sua proximidade física com as escolas tributárias, os alunos atendidos pela escola parque são provenientes, em sua grande maioria, de uma classe social mais baixa, residentes em diversas regiões administrativas do Distrito Federal e entorno.
O número de funcionários da escola é suficiente, porém, devido à falta ao serviço por diversos motivos, muitas vezes a qualidade do atendimento ao aluno/comunidade escolar é prejudicado.
A equipe é formada por profissionais habilitados e especializados de acordo com a sua área de atuação. O corpo docente desta escola tem boa formação ética e profissional, compromisso com a educação, a fim de garantir a qualidade de ensino e aprendizagem do educando. A média de tempo de casa é de aproximadamente 05 anos. Atualmente a escola não está oferecendo nenhuma formação continuada para servidores e professores, porém alguns professores estão fazendo curso de aperfeiçoamento na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (EAPE) e demais instituições.
As práticas docentes são na maior parte coerentes com a fundamentação teórica do currículo adotado pela Secretaria de Educação, no momento em que, são realizados projetos que contemplam a valorização do educando com ser humano que já possui conhecimentos prévios que são refinados em sua prática escolar; tornando-os aptos para atuarem no meio em que vivem, como agente de mudança em função das necessidades individuais e coletivas. A escola desenvolve projetos pedagógicos coletivos. O projeto norteador principal é definido ao final de cada ano e, na semana pedagógica no início do ano subseqüente, são definidas as metas e as ações pedagógicas que serão realizadas durante todo o ano letivo. Os demais subprojetos vão sendo elaborados e executados ao longo do ano.
As maiores dificuldades, no entanto, são sentidas através da falta de apoio da direção em determinados momentos (principalmente devido à sobrecarga de alunos oriundos de professores ausentes e na falta de incentivo para a formação continuada), ausência de boa parte dos pais no envolvimento na parte pedagógica e da falta de recursos financeiros. Apesar disso, os professores procuram se empenhar efetivamente dentro das circunstâncias que são oferecidas e se envolvem no processo pedagógico como um todo (elaboração, execução e avaliação).
Considerações Finais
         Considerando o que foi exposto neste projeto, é fato que a escola não pode mais tornar-se alheia aos avanços tecnológicos existentes hoje em dia. Obviamente não há como acompanhar o ritmo destas mudanças, porém devemos enquanto educadores e formadores de cidadãos, estarmos atentos e buscar uma capacitação mínima necessária a fim de melhorar de forma significativa o processo de interação e comunicação em todos os níveis.
            Tornar a escola atraente com todas as ferramentas e tecnologias da atualidade não é uma tarefa fácil. No entanto, é nosso dever nos apropriar e utilizar desta linguagem na tentativa de aumentar as possibilidades de aprendizagem e comunicação.

 Bibliografia

ARAÚJO, Michele Menghetti Ugulino de. Potencialidades do uso do blog na educação. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2009.

CYSNEIROS, Paulo Gileno. Gestão de Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola. Recife, 2006.

MARINHO, Simão Pedro P. Blog na Educação & Manual Básico do Blogger. 3ª Edição. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

 SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Projeto Político pedagógico da Escola Parque 303/304 Norte. Brasília, 2010.

 SILVA, Maria Wanuza Marques. Construindo o texto dramático no contexto escolar: fundamentos e registros de um texto colaborativo. Programa Pró-Licenciatura em Teatro, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

 



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