Proposta de Integração das TIC à Gestão Escolar
Curso de Especialização em Gestão
Escolar
Universidade de Brasília – UnB
Centro de Estudos Avançados
Multidisciplinares – CEAM
Disciplina: Oficinas Tecnológicas
Professor: Pedro Andrade
Título
da Proposta: Criação do Blog da
Escola Parque 303/304 Norte
Autora:
Susana Stadniki Morato Pedreira
2013
Introdução
De
acordo com o Projeto Político Pedagógico da Escola Parque 303/304 Norte (2010),
no dia 21 de abril de 1977 inaugurou-se esta escola. O documento cita ainda que
o objetivo das escolas parques criados em Brasília era o de “complementar o
ensino curricular das escolas classe, considerando a evolução natural do ensino
da Arte e da Educação Física e as prerrogativas da Proposta Educacional em
vigor”.
E
ainda descreve, neste referido documento, que a Escola Parque 303/304 Norte
adota no seu contexto uma proposta curricular voltada para a formação da
cidadania, propiciando o desenvolvimento de competências e habilidades por meio
do ensino da Arte e Educação Física. Essas áreas de conhecimento têm como eixo
metodológico à ênfase nas aprendizagens significativas de forma integrada com
os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’S).
No
entanto, a educação pública brasileira de um modo geral e, em especial, a
Escola Parque 303/304 Norte não acompanhou os avanços tecnológicos dos últimos
tempos, seja pelo alto custo de investimentos e manutenção de equipamentos,
pela burocracia ou por falta de interesse, criando uma defasagem enorme no que
se refere à integração das tecnologias de informação e comunicação (TIC) como
aliadas no processo educativo.
Pensando
em amenizar este atraso, no sentido de contribuir com as práticas educativas, e
para minimizar a falta de comunicação entre a escola e a comunidade escolar em
geral, o presente projeto piloto de implementação das TIC pretende criar um blog próprio para a Escola Parque
303/304 Norte, a fim de ser o início para do desenvolvimento de um processo de
reflexão, redirecionamento das ações e causar uma evolução na inserção das TIC
no ambiente da referida escola.
Segundo
Cysneiros (2006), a Internet está se tornando a ferramenta mais importante de
comunicação das instituições com as pessoas a elas relacionadas.
Para
Cysneiros (2006), uma página web é considerada como mais uma tecnologia
educacional, um objeto integrado com a escola, condicionado por concepções de
ensinar e aprender.
Normalmente
a comunidade escolar da escola parque participa somente nos eventos festivos.
No que diz respeito a outros tipos de reunião (pais e mestres ou do Conselho
Escolar) a participação da comunidade é muito baixa, faltando assim, a valorização
necessária por parte da mesma.
Diante
da constatação que a comunicação e divulgação das ações e dos projetos
pedagógicos que são realizados na Escola Parque da 303/304 Norte, é deficiente
e muitas vezes ineficaz e, pensando em melhorias nesta comunicação, a criação
de um blog próprio da escola poderá
ser utilizada como um recurso útil para a realização deste propósito.
De acordo com a
pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)[1],
a população com acesso à Internet e celular por Estado em 2011 é de 46,5% da
população. E, no Distrito Federal e em São Paulo foram registrados os maiores
índices do país com 54,6 a 71,1% da população.
Portanto, este
recurso de comunicação entre escola/estudante/família/comunidade, pode ser
utilizado como um recurso de fácil e acessível alcance com vistas na melhoria da
comunicação.
Para Marinho (2007), blog é um recurso de publicação virtual,
sendo um instrumento útil e versátil de rápida difusão de informações via
Internet.
Para
o autor, devido ao fato do blog ter a tecnologia empregada na sua criação e
publicação ser bem simples, qualquer pessoa que possua um pequeno domínio de
uso do computador pode criar e manter um blog. Basta ter um acesso à Internet,
ser cadastrado em algum dos serviços disponíveis e ter um conteúdo para
alimentá-lo. A criação de um blog pode ser feita sem custos e sem que a pessoa
tenha domínio na linguagem de programação HTML.
Os blogs são um
meio para que pessoas se comuniquem com outras, tendo como base ou ponto de
convergência seus interesses ou a simples curiosidade. Eles são, hoje, parte de
uma crescente conjunção de ferramentas de comunicação pessoal e de informação.
(MARTINHO, 2007)
Sobre a utilização de blog Araujo afirma que,
na educação
pode contribuir para a formação de novos ambientes virtuais de aprendizagem,
estimulando processos colaborativos de construção de conhecimento,
possibilitando o processo de autoria e de autonomia entre alunos e professores (ARAÚJO,
2009, p.16).
Diante disto, é
de relevância significativa que toda a comunidade escolar seja despertada para
a introdução das TIC como aliada no processo educativo em um ambiente propício
ao diálogo, de interação e construção do conhecimento.
No entanto, já houve
duas tentativas de criação do blog
próprio da escola por iniciativa própria de dois professores diferentes e
infelizmente nenhum deles encontra-se ativo no momento, por diversos motivos.
Para evitar que novamente este fato ocorra, a proposta de criação do blog entrará em pauta na próxima reunião
para definição do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a sua criação e
manutenção ficará a cargo da equipe gestora e demais professores interessados.
Objetivos
O
projeto de criação do blog da escola
parque pretende atingir os seguintes objetivos:
·
Envolver e
aumentar a interação da comunidade escolar nas ações pedagógicas e
administrativas;
·
Ampliar a
comunicação entre todos os segmentos;
·
Divulgar
informações sobre diversos assuntos pertinentes;
·
Apresentar
os conteúdos apresentados em sala de aula;
·
Tornar público
os projetos educativos desenvolvidos na escola;
·
Indicar
sites para consulta ou para a realização de atividades pedagógicas adicionais;
·
Sugerir softwares, vídeos, imagens, jogos e
demais ações que contribuam para o desenvolvimento dos projetos e/ou conteúdos
ministrados nas aulas;
·
Compartilhar
pensamentos, textos e visões de mundo;
·
Propagar
os trabalhos e projetos dos alunos e professores para todos os setores;
·
Informar
as ações comunitárias, esportivas e/ou culturais.
Proposições
A
Escola Parque 303/304 Norte está situada na EQN 303/304 Norte, Área Especial –
Asa Norte, Brasília (DF) CEP: 70735-400 e é uma escola da rede pública de
ensino do Distrito Federal que oferece atividades pedagógicas nas disciplinas: artes
visuais, artes cênicas, música e educação física. As escolas tributárias
atendidas pela Escola Parque da 303/304 Norte, no ano de 2013, são: Escolas
Classes 106, 302, 304, 306, 403, 405 e 708 Norte, EC do Varjão e EC da Granja
do Torto.
A escola atende nos dois turnos aproximadamente
três mil e duzentos (3.200) alunos entre meninos e meninas na faixa etária
situada entre 6 a 14 anos, que compreende desde o 1° até o 7°ano, do Ensino
Fundamental, além de alunos portadores de necessidades educativas especiais e
alunos inseridos em classes especiais. O funcionamento da escola é bom já que
os alunos freqüentam a Escola Parque em dias separados de acordo com a
idade/série.
Apesar de estar situada
em uma área considerada de classe média alta e da sua proximidade física com as
escolas tributárias, os alunos atendidos pela escola parque são provenientes,
em sua grande maioria, de uma classe social mais baixa, residentes em diversas
regiões administrativas do Distrito Federal e entorno.
O número de
funcionários da escola é suficiente, porém, devido à falta ao serviço por
diversos motivos, muitas vezes a qualidade do atendimento ao aluno/comunidade
escolar é prejudicado.
A
equipe é formada por profissionais habilitados e especializados de acordo com a
sua área de atuação. O corpo docente desta escola tem boa formação ética e
profissional, compromisso com a educação, a fim de garantir a qualidade de
ensino e aprendizagem do educando. A média de tempo de casa é de
aproximadamente 05 anos. Atualmente a escola não está oferecendo nenhuma
formação continuada para servidores e professores, porém alguns professores
estão fazendo curso de aperfeiçoamento na Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais
da Educação (EAPE) e demais instituições.
As
práticas docentes são na maior parte coerentes com a fundamentação teórica do
currículo adotado pela Secretaria de Educação, no momento em que, são
realizados projetos que contemplam a valorização do educando com ser humano que
já possui conhecimentos prévios que são refinados em sua prática escolar;
tornando-os aptos para atuarem no meio em que vivem, como agente de mudança em
função das necessidades individuais e coletivas. A escola desenvolve projetos
pedagógicos coletivos. O projeto norteador principal é definido ao final de
cada ano e, na semana pedagógica no início do ano subseqüente, são definidas as
metas e as ações pedagógicas que serão realizadas durante todo o ano letivo. Os
demais subprojetos vão sendo elaborados e executados ao longo do ano.
As maiores dificuldades,
no entanto, são sentidas através da falta de apoio da direção em determinados
momentos (principalmente devido à sobrecarga de alunos oriundos de professores
ausentes e na falta de incentivo para a formação continuada), ausência de boa
parte dos pais no envolvimento na parte pedagógica e da falta de recursos financeiros.
Apesar disso, os professores procuram se empenhar
efetivamente dentro das circunstâncias que são oferecidas e se envolvem no
processo pedagógico como um todo (elaboração, execução e avaliação).
Considerações Finais
Considerando
o que foi exposto neste projeto, é fato que a escola não pode mais tornar-se
alheia aos avanços tecnológicos existentes hoje em dia. Obviamente não há como
acompanhar o ritmo destas mudanças, porém devemos enquanto educadores e formadores
de cidadãos, estarmos atentos e buscar uma capacitação mínima necessária a fim
de melhorar de forma significativa o processo de interação e comunicação em
todos os níveis.
Tornar a escola atraente com todas
as ferramentas e tecnologias da atualidade não é uma tarefa fácil. No entanto,
é nosso dever nos apropriar e utilizar desta linguagem na tentativa de aumentar
as possibilidades de aprendizagem e comunicação.
ARAÚJO, Michele Menghetti Ugulino de. Potencialidades do uso
do blog na educação. Dissertação de Mestrado. Universidade
Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2009.
CYSNEIROS, Paulo Gileno. Gestão
de Tecnologias da Informação e Comunicação na Escola. Recife, 2006.
MARINHO, Simão Pedro P. Blog na
Educação & Manual Básico do Blogger. 3ª Edição. Pontifícia Universidade Católica
de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.
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