Oficinas Tecnológicas
Professor Pedro
Andrade
Cursista: Susana Stadniki Morato
Pedreira
Turma: A
FICHAMENTO 2
ALMEIDA, Maria Elizabeth
Bianconcini. Gestão de tecnologias na escola. Gestão Escolar e Tecnologias:
Formação de gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e
Comunicação. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” –
Programa Salto para o Futuro, setembro, 2002.
O texto trata inicialmente da
contribuição do uso das TIC na educação dando ênfase na questão da comunicação
colaborativa, com o objetivo de criar intercâmbios de conhecimentos e soluções
com vistas à adoção de estratégias e ações de ensino ou de gestão. Em seguida,
a autora apresenta um breve relato do Programa Nacional de Informática na
Educação (ProInfo) com o intuito de preparação dos professores quanto à questão
da capacitação para inserção das TIC na prática pedagógica. A autora apresenta
também os principais problemas da incorporação das TIC na escola e aponta sobre
a importância da formação dos gestores neste processo. Além disso, a autora
descreve as vantagens de se construir ambientes virtuais de aprendizagens. E,
por fim, relata o projeto do ProInfo de formação de diretores e coordenadores
de escolas públicas.
“Há que se empregar nas ações de
hoje todos os recursos disponíveis, inclusive as TIC, tendo em vista a criação
de comunidades colaborativas, que propiciem a criação de suas próprias redes de
conhecimentos, cuja trama ajuda a construir uma sociedade solidária e mais
humanitária” (ALMEIDA, 2002, p.02).
“A incorporação das TIC na escola
vem se concretizando com maior freqüência nas situações em que diretores e
comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em
realização, uma vez que o sucesso desta incorporação está diretamente
relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar, cujo apoio e
compromisso para com as mudanças envolvidas nesse processo não se limitam ao
âmbito estritamente pedagógico de sala de aula” (ALMEIDA, 2002, p.04).
“Cria-se
assim, um ambiente de formação para que o diretor escolar possa analisar e
reconstruir o seu papel frente às responsabilidades que lhe cabem como
liderança da instituição e como gestor do projeto político pedagógico da
escola, bem como pela criação de uma nova cultura da escola, que incorpore as
TIC às suas práticas” (ALMEIDA, 2002, p.05).
Comentários:
O texto de Almeida (2002) é bem
interessante e reflexivo. São inúmeros os benefícios que o uso das tecnologias
oferece para a gestão escolar. Com relação à melhoria na comunicação entre
todos os segmentos envolvidos na busca de uma interação colaborativa e de
protagonismo, temos o uso das tecnologias de informação e comunicação como uma
grande aliada. E ainda, para que os projetos de inserção das TIC ocorram com
sucesso dentro do ambiente escolar faz-se necessária a sensibilização e
capacitação de todos, inclusive dos gestores, com vistas a um trabalho coletivo
que ofereça suporte às ações pedagógicas, tornando assim o seu uso
potencializado.
Indiscutivelmente o uso da TIC
na escola é algo que precisa ser colocado em prática a serviço de uma melhoria
na qualidade da educação. Porém, os professores e gestores precisam conhecer e
estarem sensibilizados da sua importância, para incorporá-las a sua prática.
Portanto, campanhas de estímulos à participação dos gestores e dos professores,
nos cursos de capacitação nesta área devem ser realizadas através de políticas
públicas. Investimentos nesta área também são necessários, como por exemplo, a
inclusão da Internet em banda larga em todas as escolas, construção e manutenção
de laboratórios de informática e toda a infraestrutura correspondente,
aquisição de equipamentos e programas entre outros investimentos, a partir daí,
torna-se mais viável promover uma efetiva mudança na área educacional.
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