quarta-feira, 3 de julho de 2013

Atividade 3


Oficinas Tecnológicas

Professor Pedro Andrade

Cursista: Susana Stadniki Morato Pedreira

Turma: A

                                               FICHAMENTO 2

 

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Gestão de tecnologias na escola. Gestão Escolar e Tecnologias: Formação de gestores escolares para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Série “Tecnologia e Educação: Novos tempos, outros rumos” – Programa Salto para o Futuro, setembro, 2002.

Resumo:

O texto trata inicialmente da contribuição do uso das TIC na educação dando ênfase na questão da comunicação colaborativa, com o objetivo de criar intercâmbios de conhecimentos e soluções com vistas à adoção de estratégias e ações de ensino ou de gestão. Em seguida, a autora apresenta um breve relato do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) com o intuito de preparação dos professores quanto à questão da capacitação para inserção das TIC na prática pedagógica. A autora apresenta também os principais problemas da incorporação das TIC na escola e aponta sobre a importância da formação dos gestores neste processo. Além disso, a autora descreve as vantagens de se construir ambientes virtuais de aprendizagens. E, por fim, relata o projeto do ProInfo de formação de diretores e coordenadores de escolas públicas.

Citações do texto:

“(...) o uso das tecnologias de informação e comunicação – TIC na escola, principalmente com o acesso à Internet, contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas que privilegiam a comunicação (...)” (ALMEIDA, 2002, p.01).

“Há que se empregar nas ações de hoje todos os recursos disponíveis, inclusive as TIC, tendo em vista a criação de comunidades colaborativas, que propiciem a criação de suas próprias redes de conhecimentos, cuja trama ajuda a construir uma sociedade solidária e mais humanitária” (ALMEIDA, 2002, p.02).

“A incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior freqüência nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização, uma vez que o sucesso desta incorporação está diretamente relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar, cujo apoio e compromisso para com as mudanças envolvidas nesse processo não se limitam ao âmbito estritamente pedagógico de sala de aula” (ALMEIDA, 2002, p.04).

“Cria-se assim, um ambiente de formação para que o diretor escolar possa analisar e reconstruir o seu papel frente às responsabilidades que lhe cabem como liderança da instituição e como gestor do projeto político pedagógico da escola, bem como pela criação de uma nova cultura da escola, que incorpore as TIC às suas práticas” (ALMEIDA, 2002, p.05).

Comentários:

O texto de Almeida (2002) é bem interessante e reflexivo. São inúmeros os benefícios que o uso das tecnologias oferece para a gestão escolar. Com relação à melhoria na comunicação entre todos os segmentos envolvidos na busca de uma interação colaborativa e de protagonismo, temos o uso das tecnologias de informação e comunicação como uma grande aliada. E ainda, para que os projetos de inserção das TIC ocorram com sucesso dentro do ambiente escolar faz-se necessária a sensibilização e capacitação de todos, inclusive dos gestores, com vistas a um trabalho coletivo que ofereça suporte às ações pedagógicas, tornando assim o seu uso potencializado.

Questionamentos:

Indiscutivelmente o uso da TIC na escola é algo que precisa ser colocado em prática a serviço de uma melhoria na qualidade da educação. Porém, os professores e gestores precisam conhecer e estarem sensibilizados da sua importância, para incorporá-las a sua prática. Portanto, campanhas de estímulos à participação dos gestores e dos professores, nos cursos de capacitação nesta área devem ser realizadas através de políticas públicas. Investimentos nesta área também são necessários, como por exemplo, a inclusão da Internet em banda larga em todas as escolas, construção e manutenção de laboratórios de informática e toda a infraestrutura correspondente, aquisição de equipamentos e programas entre outros investimentos, a partir daí, torna-se mais viável promover uma efetiva mudança na área educacional.

 

 


           

 

           

           

           

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário